quarta-feira, 24 de julho de 2013

INSS em atraso









Um assunto muito comentado aqui no blog é sobre pagar contribuições em atraso, então resolvi fazer esse post para esclarecer alguns pontos importantes.
 
Para poder pagar competências em atrasos de forma válida é preciso saber se pode, e isso é feito da seguinte maneira: Comprovando atividade exercida.
 
Para quem já pagou como Contribuinte Individual(autônomo) e está com o cadastro de atividade em aberto, é fácil, geralmente nesses casos não há problemas pois se o cadastro  está em aberto a atividade é considerada comprovada, então é só pegar as guias e pagar.
 
Para quem nunca contribuiu e não tem o cadastro de atividade e mesmo assim quer pagar algumas competências anteriores então vai ter que comprovar com documentos, como por exemplo ISS na Prefeitura.
 
Segurados Facultativos só podem pagar atrasados se o já contribuíram nessa categoria e mantem a qualidade de segurado, se o atraso é de um período que perderam a qualidade de segurado como facultativo, então não poderá pagar.
 
Atrasos nos últimos cinco anos é possível pagar sobre o valor que desejar e é possível pegar as guias no site da previdência. Os períodos anteriores, já prescritos, precisa de uma autorização do INSS e o valor pago será uma media das contribuições como se fosse um cálculo de valor de benefício.
 
Cuidado ao pegar as guias pelo site da Previdência, se não houver a comprovação da atividade elas podem ser consideradas indevidas e o INSS não irá considera-las.